segunda-feira, 5 de julho de 2010

germinado







Germinado
Para a criaçao em cativeiro de pintassilgos o germinado demonstra ser um óptimo sucessor das ervas do campo.
O processo de germinação activa uma seria de princípios nutricionais, entre os cais proteínas, vitaminas e sais minerais, ao começarem a germinar são uma bomba energética indicada especialmente para períodos de crescimento ou muda. O beneficio das sementes germinadas é confirmado pela voracidade com que a mãe ou madrasta se alimenta e logo vai regurgitá-las as crias.
Quais são as sementes que temos que germinar?
Sem duvida alguma, são preferíveis as sementes oleaginosas, quer por ter mais proteínas e por ser mais rápido a germinar, parâmetro muito importante porque quanto maior for o tempo de germinação maior é o risco de desenvolverem fungos.
Entre as oleaginosas a Níger é a mais utilizada quer pela sua facilidade em germinar, como por ser muito apetecível. Para alem da Níger outras semente adequadas são o girassol preto pequeno, o cânhamo, a chicória. Todas estas sementes tem características de germinar muito rapidamente(geralmente em 24hora com a temperatura de 22 a 24ºC) e são muito apetecíveis para os pintassilgos.
Eu utilizo a mistura de 70% Níger, 15% girassol preto pequeno, 15% sementes saúde.

Valores nutricionais das sementes durante a fase de germinação
- as proteínas aumentam 20% e decompõem-se em aminoácidos
- os amidos transforma-se em açucares
-os sais minerais aumentam em quantidade e ficam mais facilmente assimiláveis
- aumento excepcional de numerosas vitaminas e enzimas.

Técnica de preparação do germinado
No que diz respeito a preparação das sementes germinadas , existem realmente muitíssimas técnicas “artesanais”, possivelmente quase todas validas, para conseguir a germinação, mas algumas delas não são capazes de nos garantir uma desinfecção adequada das sementes nas diferentes fazes do processo.
Para que o processo de germinação se leve a cabo da melhor maneira, a que ter em conta alguns parâmetros fundamentais no que diz respeito a humidade e temperatura.
A temperatura não deve ser inferior a 20ºC (ideal 22º a 25ªC), as temperaturas baixas atrasam a germinação.
Demolhar as sementes (fase aquosa)
De manha lavam-se as sementes a fim de lhes tirar poeiras de pois mete-se em um recipiente juntamente com 3 litros de agua e 5ml de amukina deixa se em repouso aproximadamente 6horas
fase húmida
devera ter uma duração de 18horas
as sementes depois de serem demolhadas deveram manter se em um ambiente exclusivamente húmido, e não aquoso.
De tarde depois das 6horas mais ou menos da fase aquosa, verte-se para um coador de malha muito fina, enxagua-se abundantemente com agua, mete se o coador em uma saladeira e cobre-se com um prato para evitar que se evapore a agua e se crie um clima húmido.
A partir deste momento, as semente ficam no coador ate ao dia seguinte.
(aproximadamente 24h depois do começo da preparação, 6horas fase aquosa e 18 de fase húmida)
o criador deve aproveitar a permanência das sementes no coador para as enxaguar abundantemente cada 5horas como fim de as humedecer e eliminar possíveis resíduos e indícios de fungos.

Sem comentários:

Enviar um comentário